Bibliometria Automatizada

Bibliometria Automatizada: Um estudo de caso sobre o uso de lamas de beneficiamento rochas ornamentais

Aproximadamente 2M Ton/ano de Lama do Beneficiamento de Rochas Ornamentais (LBRO) é gerada no estado do Espírito Santo, Brasil. Este resíduo industrial é enviado para aterros e depósitos controlados, constituindo um passivo ambiental de empresas e coloca o ambiente em risco quando não é gerenciado adequadamente. o conversão de LBROs de resíduos industriais em classes de co-produtos de as empresas que se beneficiam de pedras ornamentais podem reduzir essa ameaça. Estes co-produtos (Pós-Beneficiamento de Rochas Ornamentais - PBRO) se tornarão insumos para ser incorporado na composição de agregados minerais para fabricação de materiais cerâmicos. Essa conversão exigirá licenciamento ambiental de atividades industriais para incorporação de classes PBRO na composição do agregados de materiais cerâmicos propostos. Para esse fim, um projeto de Estado proposto Norma técnica para licenciamento de manuseio e armazenamento industrial de PBRO processos serão apresentados ao Instituto Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA).

A inovação tecnológica nesta solução consiste em definir o requisitos para licenciamento ambiental dos processos de gestão do PBRO, de seus classes como co-produtos da indústria de processamento de pedras ornamentais, processos de fabricação nos quais esses co-produtos são fornecidos como matéria-prima e classes de materiais cerâmicos que podem ser produzidos pela construção civil indústria de materiais, permitindo a aplicação industrial de uma vasta base de conhecimento técnico e científico que já existe. Esse conhecimento é publicado em congressos e revistas técnico-científicas, constituindo o estado da arte e em normas técnicas e bases de patentes.

A bibliometria é uma parte fundamental das inovações científicas e tecnológicas. No entanto, a quantidade de informações e fontes é tão grande que se tornou cada vez mais difícil analisar uma quantidade razoável de dados. Por esta razão, interesse em pesquisas que promovam bibliometria automatizada por algoritmos de inteligência artificial e capazes de lidar com grandes volumes de dados também aumentou. A análise bibliométrica avançada avalia a influência de fatores de trabalhos científicos internacionais de maneira confiável, transparente e objetiva.

Este projeto propõe a aplicação do estado da arte em inteligência artificial para processar as bases de conhecimento existentes, com o objetivo de extrair informação capaz de dar apoio à elaboração de uma norma técnica destinada a no licenciamento dos processos industriais de manuseio e armazenamento de PBRO.

Este projeto está sendo financiado pela [FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo] ( https://fapes.es.gov.br/).

Relacionados