NÊMESIS

NEMESIS: A Reference Model for Information, Communication and Biometrics Technologies for Technical-Scientific Police

O projeto NÊMESIS buscou desenvolver um Modelo de Referência para Tecnologias da Informação, Comunicação e Biometria para Polícia Técnica Científica, mais especificamente o projeto é desenvolvido em cooperação com a Secretaria de Polícia Técnica do Estado do Espírito Santo.

O Nemesis foi um projeto de desenvolvimento tecnológico coordenado pelo professor Mateus Conrad Barcellos da Costa e envolveu pesquisadores do Ifes e do UFES, em parceria com técnicos da Polícia Civil.

Um dos objetivos do Nemesis é permitir o aumento da eficiência dos procedimentos e investigações da Polícia Técnico-Científica do Espírito Santo, como a modernização e otimização do processo de emissão de carteiras de identidade. Ações são planejadas nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Biometria (identificação de pessoas por meio de impressão, assinatura e imagem digital). O período de execução será de dois anos.

Este projeto foi realizado com financiamento da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e com o apoio da Ifes, através da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica.