SERVANT-ES
SERVANT-ES: Experimental Unmanned Aerial Vehicle Research System
Veículos aéreos não tripulados (UAVs) e aeronaves pilotadas remotamente (RPAs) estão se tornando mais importantes a cada dia. Infelizmente, o design desses sistemas é muito complexo e propenso a erros. Algumas projeções sugerem que o volume do mercado global de UAV excederá US $ 21 bilhões em 2022. Esses números ajudam a justificar o interesse das instituições de pesquisa e das startups para o desenvolvimento e aplicações de UAVs. Existem alguns problemas a serem superados Apesar:
-
Embora a variedade de modelos de UAV disponíveis no mercado esteja em constante crescimento, os custos dos UAV de nível profissional podem ser proibitivos para instituições de pesquisa de baixo capital e/ou start-ups;
-
Os chamados aviônicos, isto é, software de controle de vôo para aeronaves eletrônicas, têm um alto custo de desenvolvimento devido a um grande número de erros em potencial e à dificuldade em encontrar esses erros e corrigi-los.
Atualmente, o software Avionics é responsável pela maior parte dos custos de desenvolvimento de novas aeronaves. Os métodos tradicionais de análise e validação incluem testes e simulações, mas a cobertura de falhas desses métodos é muito baixa porque o número de comportamentos possíveis em um sistema aumenta exponencialmente com o tamanho do sistema.
Uma alternativa a esses métodos tradicionais de validação é o uso de métodos formais de engenharia de software, que têm a característica de explorar exaustivamente todas as execuções possíveis de um sistema que está sendo avaliado. Dessa forma, os resultados obtidos são garantidos, diferentemente de testes e simulações, que exploram apenas uma parte dos comportamentos possíveis. O uso de métodos formais é incentivado por padrões internacionais de certificação de aviônicos, como o DO-178C e o DO-333, publicados pela RTCA.
O projeto SERVANT-ES tem como objetivo desenvolver uma plataforma de software de código aberto para pesquisa com UAVs e RPAs, utilizando técnicas modernas de engenharia baseadas na aplicação de métodos formais.
Este projeto está sendo fundado pela FAPES - Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.